sábado, 26 de setembro de 2009

BIOÉTICA: A ÉTICA DA VIDA!



Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Professores, Gestores, Especialistas da E. E. CHIQUINHA SOARES - BOM DESPACHO / MG

A capacitação dos profissionais da educação é um instrumento indispensável para o planejamento das ações e tem como objetivo a qualificação e o aprimoramento, uma vez que busca vincular a intervenção da capacitação profissional ao problema real de deficiência quanto ao desempenho no trabalho. Dentro do projeto de capacitação da EE Chiquinha Soares, a temática inicial foi BIOÉTICA: A ÉTICA DA VIDA. O curso foi ministrado pela professora bondespachense Conceição Ferreira Vaz, que abordou a fundamentação teórica e a prática, esta última através de dinâmicas com a interação e participação de todos os presentes. As atividades foram direcionadas para um aprendizado específico: aprender a olhar/conhecer a si próprio, para se relacionar melhor com o outro, principalmente, com o aluno/colegas... de forma diferenciada.

Esse workshop vivencial e didático, apresentou subsídios para a atuação e reflexão docente, estratégias para ampliar a prática pedagógica, atendendo assim os pressupostos da LDB para a formação continuada.

A sociedade de hoje, está desejosa de valores que suportem a dura realidade social, emocional, moral, espiritual, ética e humana a qual nos encontramos. Concordamos com Reich (apud. NAVARRO, 1995) quando ele coloca que “só a prevenção e a tomada de consciência entre os homens pode conduzir, através de uma revolução interior, a evolução humana”. E foi nessa perspectiva que o workshop foi desenvolvido.

Grounding Educacional


Grounding
O grounding é um conceito-chave da Bioenergética (WEIGAND, 2006), pode ser entendido como enraizamento, ou seja, a capacidade de a pessoa entrar em contato consigo mesma e com o mundo. A palavra nos remete ao chão, pés, aterramento, portanto, estar em grounding significa estar conectado com o solo, estar centrado com sua natureza (LOWEN, 1985).

A introdução da bioenergética na prática pedagógica se justifca pois pela necessidade de se incluir a questão da corporeidade para que os profissionais da educação possam interagir com uma multiplicidade de objetos, incluindo o corpo de modo a possibilitar-lhes o acesso ao conhecimento numa perspectiva construtiva e de maior inteireza.

Articular essa conscientização como premissa da formação humana trazer a corporeidade para o centro da educação como foco irradiante significa trazer a vida e as vivências para o processo educativo e convocar a Pedagogia para pedagogizar a vida: “O desafio concreto para a educação é levar a sério que existe uma co-gênese das formas de aprendizagem com as formas de vida. (...) Isso obriga a pedagogia a repensar e redefinir-se como um conjunto de atividades propiciadoras e ativadoras de processos vitais, isto é, formas vivenciais de experiência do conhecimento, já que sem isso não haverá verdadeira aprendizagem” (ASSMANN, 1996, p.8).

Grounding-educacional, um conceito inovador que promete ampliar o olhar, vincular o diálogo entre os pares e é a promessa de uma concepção sustentável do SER que articula o processo educacional.
Estamos convencidos de que a educação não transforma o mundo, mas o comprometimento profissional somado às experiências dos pares são alavancas para aprimorar a prática educativa e possibilitar transformação nas pessoas. “Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)

>>> Sentir... elaborar, compreender, acolher e vincular com você e com o outro...

CRIAR VÍNCULOS ... ANCORAR A APRENDIZAGEM PARA A VIDA...
O despertar da sensibilidade, o reencontro e a verbalização das sensações, a expressão das emoções, permitem o indivíduo SENTIR ...
Elaborar e compreender as suas manifestações, para poder ter uma reparação e restabelecer a harmonia em todas as dimensões de SER, foi o que fizemos nos encontros.



"Fica sempre um pouco de perfume em quem dá e recebe um abraço energético coletivo!"

Com carinho, Conceição

Aprendizagem Significativa


A mente humana funciona através de associações, interligando uma informação a outra por meio de referências. Este pressuposto está implícito na teoria da Aprendizagem Significativa de David AUSUBEL (1982).
A primeira coisa que acontece quando alguém recebe uma informação nova é uma tentativa de relacionar a informação nova com as informações já presentes na sua estrutura cognitiva.
Se o receptor da informação consegue "ancorar" o conhecimento novo no conhecimento velho de forma interativa, ocorrerá uma "aprendizagem significativa”.
Se ao planejarmos as atividades rotineiras, como fizemos no workshop, estivermos atentos a âncora, o objetivo específico - conteúdo essencial da atividade e fizermos a verificação da apreensão deste durante a aula, estaremos atentos ao processo - avaliação processual. A cada aula vamos estruturando o nosso banco de dados e construindo os saberes necessários.
Portanto é imprescindível apoiar o aprendiz nessa contrução que se faz a cada encontro/aula.
A verificação da aprendizagem junto ao aluno é medida pela sua capacidade de ir associando, articulando portanto tecendo seus fios da construção do conhecimento.
Qual é a âncora/objetivo específico desta atividade? Como vc fez a checagem da mesma na aula? Quantos alunos apreenderam? É no obvio diário que constrói o processo de aprendizagem. Juntamos uma letrinha de cada vez no nosso mapa mental/cognitivo.
Espero que essa essência seja incorporada, houve teoria, prática e reflexão... Agora é AÇÃO.

Oração - remédio da alma

Professores ensinem, socializem, PUBLIQUEM AQUI o que vocês estão aprendendo...

"A Educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

Paulo Freire

Quando ensinamos somos agentes do processo de transformação. Seja autor de sua história de Educador Humano! Registre neste espaço o que você está experienciando. A troca encurta o caminho do processo de ensinar e aprender... e promove a inovação na prática pedagógica.
Basta você digitar o seu relato na aba "comentários".