sábado, 26 de setembro de 2009

Aprendizagem Significativa


A mente humana funciona através de associações, interligando uma informação a outra por meio de referências. Este pressuposto está implícito na teoria da Aprendizagem Significativa de David AUSUBEL (1982).
A primeira coisa que acontece quando alguém recebe uma informação nova é uma tentativa de relacionar a informação nova com as informações já presentes na sua estrutura cognitiva.
Se o receptor da informação consegue "ancorar" o conhecimento novo no conhecimento velho de forma interativa, ocorrerá uma "aprendizagem significativa”.
Se ao planejarmos as atividades rotineiras, como fizemos no workshop, estivermos atentos a âncora, o objetivo específico - conteúdo essencial da atividade e fizermos a verificação da apreensão deste durante a aula, estaremos atentos ao processo - avaliação processual. A cada aula vamos estruturando o nosso banco de dados e construindo os saberes necessários.
Portanto é imprescindível apoiar o aprendiz nessa contrução que se faz a cada encontro/aula.
A verificação da aprendizagem junto ao aluno é medida pela sua capacidade de ir associando, articulando portanto tecendo seus fios da construção do conhecimento.
Qual é a âncora/objetivo específico desta atividade? Como vc fez a checagem da mesma na aula? Quantos alunos apreenderam? É no obvio diário que constrói o processo de aprendizagem. Juntamos uma letrinha de cada vez no nosso mapa mental/cognitivo.
Espero que essa essência seja incorporada, houve teoria, prática e reflexão... Agora é AÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário