sábado, 26 de setembro de 2009

Grounding Educacional


Grounding
O grounding é um conceito-chave da Bioenergética (WEIGAND, 2006), pode ser entendido como enraizamento, ou seja, a capacidade de a pessoa entrar em contato consigo mesma e com o mundo. A palavra nos remete ao chão, pés, aterramento, portanto, estar em grounding significa estar conectado com o solo, estar centrado com sua natureza (LOWEN, 1985).

A introdução da bioenergética na prática pedagógica se justifca pois pela necessidade de se incluir a questão da corporeidade para que os profissionais da educação possam interagir com uma multiplicidade de objetos, incluindo o corpo de modo a possibilitar-lhes o acesso ao conhecimento numa perspectiva construtiva e de maior inteireza.

Articular essa conscientização como premissa da formação humana trazer a corporeidade para o centro da educação como foco irradiante significa trazer a vida e as vivências para o processo educativo e convocar a Pedagogia para pedagogizar a vida: “O desafio concreto para a educação é levar a sério que existe uma co-gênese das formas de aprendizagem com as formas de vida. (...) Isso obriga a pedagogia a repensar e redefinir-se como um conjunto de atividades propiciadoras e ativadoras de processos vitais, isto é, formas vivenciais de experiência do conhecimento, já que sem isso não haverá verdadeira aprendizagem” (ASSMANN, 1996, p.8).

Grounding-educacional, um conceito inovador que promete ampliar o olhar, vincular o diálogo entre os pares e é a promessa de uma concepção sustentável do SER que articula o processo educacional.
Estamos convencidos de que a educação não transforma o mundo, mas o comprometimento profissional somado às experiências dos pares são alavancas para aprimorar a prática educativa e possibilitar transformação nas pessoas. “Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)

>>> Sentir... elaborar, compreender, acolher e vincular com você e com o outro...

CRIAR VÍNCULOS ... ANCORAR A APRENDIZAGEM PARA A VIDA...
O despertar da sensibilidade, o reencontro e a verbalização das sensações, a expressão das emoções, permitem o indivíduo SENTIR ...
Elaborar e compreender as suas manifestações, para poder ter uma reparação e restabelecer a harmonia em todas as dimensões de SER, foi o que fizemos nos encontros.



"Fica sempre um pouco de perfume em quem dá e recebe um abraço energético coletivo!"

Com carinho, Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário